arrow down voltar

Agricultores e quilombolas participam da 3ª Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável

Agricultores do PDS Osvaldo de Oliveira, de Macaé, e quilombolas de Lagoa Fea, de Campos, discutiram propostas e elegeram delegados na 3ª Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, etapa preparatória para as fases estadual e nacional.

Por Macaé - Rede Observação
26/11/25 18h36 - 9 dias
Representantes da agricultura familiar e de comunidades quilombolas da região Norte Fluminense discutiram propostas e participaram da eleição de delegados durante a 3º Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, realizada no dia 5 de novembro, em Campos dos Goytacazes. A atividade reuniu agricultores do PDS Osvaldo de Oliveira, de Macaé, e quilombolas de Lagoa Fea, de Campos, em um encontro da etapa preparatória para as fases estadual e nacional.

O evento, promovido no auditório do Hospital Veterinário da Uenf, iniciou com a composição da mesa, agradecimentos aos colaboradores e apresentação simbólica com os produtos cultivados pelos agricultores. Em seguida, os participantes foram distribuídos entre os cinco eixos temáticos, permitindo a contribuição de diferentes visões sobre temas como qualidade de vida, produção, comercialização, acesso a direitos, sustentabilidade e adaptação às mudanças climáticas.

Durante os grupos temáticos, agricultores tiveram espaço para apresentar propostas, apontar demandas e dialogar sobre políticas públicas necessárias para o desenvolvimento rural. As sugestões elaboradas coletivamente foram votadas e enviadas posteriormente à plenária para aprovação geral. Marcela dos Santos, agricultora no PDS Osvaldo de Oliveira, colaborou no eixo sobre o papel da agricultura familiar frente às mudanças climáticas.  


“Pude contribuir com propostas que representam nossa realidade e ver essas ideias sendo discutidas e votadas. Isso mostra que nossa voz tem força e ocupar esses espaços é fundamental para defender os nossos direitos e melhorar nossa qualidade de vida”, afirmou. 


Ao final da programação, além da aprovação das propostas territoriais, ocorreu a eleição dos delegados que representarão o norte fluminense na Conferência Estadual, marcada para o dia 16 de dezembro, no Rio de Janeiro. Entre os eleitos está Maria de Lourdes Cruz Magno, conhecida como Lurdinha, presidenta da Associação dos Remanescentes do Quilombo de Lagoa Fea e Sossego, que recebeu 40 votos. Cada representante do quilombo presente participou de um eixo específico, contribuindo para a formulação das propostas. 

Com a conclusão da fase territorial, a próxima etapa será acompanhar a Conferência Estadual, onde as propostas aprovadas serão novamente debatidas e aprimoradas antes de seguirem para a fase nacional. 


Agricultores e quilombolas participaram da 3º Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, realizada no dia 5 de novembro, em Campos dos Goytacazes. Foto: Arquivo comunitário.



Os agricultores familiares e os quilombolas são alguns dos grupos prioritários do PEA Rede Observação. 
Com a metodologia da educação ambiental, o PEA Rede Observação é uma medida de mitigação 
exigida  pelo licenciamento ambiental federal conduzida pelo IBAMA.

A realização do PEA Rede Observação é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo IBAMA.

2023 PEA Rede Observação